Foto: Divulgação

sAlunos, parceiros e voluntários se reúnem para participar de pintura das quadras de tênis utilizadas pelo projeto social, em São Paulo
São Paulo (Brasil), 27 de março de 2017 – Nesta terça-feira, as quadras do Projeto Bola Dentro estarão de cara nova. Alunos, parceiros e voluntários se reúnem para uma ação de revitalização que inclui a capacitação e a pintura do piso de cimento que reveste as duas quadras cedidas pelo Parque Villa-Lobos a um dos maiores projetos de inclusão social, por meio do tênis, no Brasil.

Diariamente, o projeto oferece aulas de tênis gratuitas, acompanhamento psicológico, assistência social e avaliação do rendimento escolar de 200 alunos com idades entre 7 e 18 anos, residentes em áreas de vulnerabilidade da cidade de São Paulo. Mas a proposta da ONG vai além do ensino do esporte. Mais que uma atividade física, o Bola Dentro mostra às pessoas, de qualquer classe social, que o tênis pode ser um esporte para todos e representa para as crianças e adolescentes uma oportunidade de mudar de vida.

Ao aliar esporte e educação, a iniciativa busca a transformação de cidadãos por meio de valores passados pela modalidade e constrói campeões, dentro e fora das quadras. Os resultados não demoram a aparecer. Os alunos, que começam como pegadores de bolas, podem se tornar rebatedores, professores, auxiliares, tenistas profissionais, juízes de linha e árbitros de cadeira. Alguns já atuaram em grandes competições internacionais.

Sob a coordenação de Agostinho Carvalho, o Bola Dentro já formou 20 juízes de linha, 4 árbitros “white badge” e vários professores de tênis. Alguns permanecem no projeto e repassam os ensinamentos que receberam a outras crianças e adolescentes.

As duas quadras utilizadas pelos alunos do Bola Dentro também eram reservadas para os treinos dos tenistas profissionais durante o Aberto de São Paulo, torneio da série Challenger realizado entre 2001 e 2014, e não passavam por reformas há dois anos. A revitalização chega em uma boa hora e será feita em parceria com a Coral, que tem a missão de promover mudanças nas vidas das pessoas e dos lugares onde elas vivem, por meio do projeto “Tudo de Cor para Você”.

Programação
Das 8h às 8h40 – Noções básicas e capacitação
Das 8h40 às 9h – Reunião da equipe de voluntários
Das 9h às 11h30 – Início e finalização da pintura

Serviço
Projeto Bola Dentro – Parque Villa-Lobos
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
De segunda à sexta-feira, das 7h às 17h

Descrição
O Bola Dentro é incentivado pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo e Fomento ao Esporte. Os patrocínios são do Itaú e Rede. O projeto também conta com os apoios da Sansuy, Coral, Secretaria do Meio Ambiente – Governo do Estado de São Paulo e Parque Villa-Lobos.